Da redação
O diretor do Federal Reserve (Fed), Michael Barr, afirmou nesta terça-feira, 17, que, diante das condições atuais e dos dados disponíveis, provavelmente será apropriado manter as taxas de juros estáveis “por algum tempo”. O objetivo é avaliar melhor os novos dados econômicos e o equilíbrio dos riscos antes de tomar qualquer decisão sobre os juros.
“A orientação prudente para a política monetária neste momento é levar o tempo necessário para avaliar as condições à medida que evoluem”, declarou Barr, durante discurso na Associação de Economia Empresarial de Nova York. Ele destacou que prefere observar sinais de recuo sustentável da inflação nos preços de bens antes de considerar uma nova redução das taxas, desde que a situação do mercado de trabalho se mantenha estável.
Barr ressaltou que o relatório payroll mais recente forneceu indícios de que o mercado de trabalho está se estabilizando. No entanto, afirmou que esse equilíbrio ainda é frágil e o emprego pode ser particularmente vulnerável a choques negativos.
Com relação à inflação, o diretor do Fed acredita que os efeitos das tarifas nos preços começarão a diminuir no final deste ano. Apesar disso, ele disse que há motivos para preocupação, especialmente devido aos preços ainda elevados.
“Considero significativo o risco de uma inflação persistente acima da nossa meta de 2%, o que significa que precisamos permanecer vigilantes”, concluiu Barr.
Estadão Conteúdo








