Da redação do Conectado ao Poder
A decisão foi comunicada para garantir um fortalecimento eleitoral do partido em 2026, evitando divisões internas.

A direção nacional do PT decidiu suspender as prévias do partido no Distrito Federal, originalmente marcadas para o dia 22 de novembro. A recomendação foi anunciada nesta segunda-feira, dia 27, e inclui a orientação de evitar qualquer deliberação relacionada à definição de candidaturas. O objetivo é buscar um consenso político que fortaleça a estratégia do partido para as eleições de 2026.
Apesar de duas candidaturas terem sido registradas, uma de Geraldo Magela, ex-deputado e ex-secretário, e outra de Leandro Grass, a direção nacional do PT enfatizou que, neste momento, é essencial focar em um planejamento estruturado que contemple a participação de todos os membros do partido. “Recomendamos que o Diretório suspenda a realização das prévias, assim como qualquer outra deliberação que envolva a definição de candidaturas”, destacou a orientação, assinada por Laércio Ribeiro, Secretário Nacional de Organização.
Geraldo Magela, que já contava com cerca de 900 assinaturas de apoio para sua candidatura, aceitou a suspensão. Ele explicou que sua decisão está alinhada com a orientação nacional e ressaltou que o mais importante é que a direção local busque um consenso que beneficie eleitoralmente o PT. Magela ainda afirmou que “como é possível notar, estão suspensas todas e quaisquer formas de deliberação até a aprovação do calendário nacional”.
Até o momento, não há outras unidades da Federação que tenham marcado prévias para as próximas eleições, e a expectativa é que o calendário eleitoral seja definido em conjunto pelo Diretório Nacional do partido.




