Início Política PT assume redes sociais de Lula para intensificar debate político contra adversários

PT assume redes sociais de Lula para intensificar debate político contra adversários

- Publicidade -


Da redação

O presidente Lula terá a gestão de suas contas pessoais nas redes sociais transferida do governo para o PT nas próximas semanas. A mudança, que ocorre após críticas de aliados, busca permitir maior liberdade para a equipe partidária intensificar o tom do debate político, especialmente diante do cenário eleitoral em 2026.

Com a nova estratégia, Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência desde 2003 e responsável pela produção de conteúdo audiovisual, deixará o cargo no governo para atuar diretamente no PT. Atualmente, ele já gerencia os perfis de Lula em várias plataformas, exceto o X (antigo Twitter), que fica sob controle de um funcionário do governo.

A expectativa é que, sob administração do PT, os perfis de Lula foquem mais em conteúdos alinhados à dinâmica da pré-campanha, destacando sua imagem e atuação política. A consolidação de Flávio Bolsonaro como adversário levou à antecipação dessa estratégia. Aliados também reclamavam do engessamento dos perfis oficiais sob controle governamental.

Além de Stuckert, Nicole Briones, especialista em comunicação digital, atuará na nova equipe. Ela coordenou as redes sociais de Lula entre 2017 e 2021, período em que o presidente atingiu 48% das intenções de voto. No governo, Nicole foi superintendente de Comunicação Digital da EBC até agosto de 2025 antes de assumir a coordenação digital do PT.

O PT intensificou a publicação de conteúdos relacionando Flávio Bolsonaro ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Pesquisa Datafolha recente, divulgada em 22 de março, apontou que Lula ampliou de três para nove pontos sua vantagem sobre Flávio em simulação de primeiro turno. A vantagem no segundo turno agora é de 47% a 43% para Lula.

A insatisfação de aliados de Lula com a comunicação digital do governo também resulta da gestão de Sidônio Palmeira no comando da Secom, marcada por maior investimento em anúncios digitais. Em 2025, o governo destinou R$ 234,8 milhões de um total de R$ 681 milhões para Google e Meta, superando investimentos tradicionais em televisão.