Da redação
Novas regras para a recuperação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão em vigor e afetam motoristas que tiveram o documento suspenso. Agora, o curso de reciclagem obrigatório precisa ser realizado com aulas ao vivo, proibindo o uso de conteúdos gravados. O objetivo da medida é garantir maior interação e acompanhamento no processo de reeducação dos condutores.
Para quem teve a CNH suspensa, o tempo para recuperá-la depende do cumprimento integral do curso de reciclagem e da aprovação na avaliação final. O prazo mínimo estabelecido por lei é de 30 dias, mas pode variar conforme a gravidade da infração e o tempo definido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) local.
O motorista deve ficar atento aos prazos definidos no processo administrativo instaurado pelo Detran. A conclusão do curso e a entrega dos documentos exigidos são etapas fundamentais para evitar atrasos indesejados.
Cumpridas todas as exigências e prazos, o condutor pode voltar a dirigir de forma regular. Caso contrário, permanece impedido de conduzir e está sujeito a novas sanções caso seja flagrado dirigindo durante a suspensão.
As mudanças reforçam a importância do acompanhamento atento a cada etapa, evitando atrasos e complicações no processo de recuperação da CNH suspensa.







