Queda no número de candidatos no Entorno do DF favorece atuais prefeitos

Da redação do Conectado ao Poder

Com número reduzido de candidaturas em 2024, prefeitos que buscam reeleição no Entorno do DF lideram intenções de voto

As eleições de 2024 na região do Entorno do Distrito Federal registram uma das maiores quedas no número de candidaturas em duas décadas. Municípios como Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia, Planaltina de Goiás, Águas Lindas e Santo Antônio Descoberto, que em 2020 contavam com vários candidatos, agora enfrentam uma significativa redução, com algumas cidades registrando apenas duas candidaturas competitivas para prefeito.

Esse cenário reflete mudanças significativas no ambiente político, impulsionadas pela reforma eleitoral de 2021, que limitou candidaturas por partidos e federações, além do desgaste da classe política. A polarização e os efeitos da pandemia também contribuíram para esse afastamento de potenciais candidatos, resultando em menos opções para o eleitorado.

Com menos adversários, prefeitos que buscam reeleição ou que apoiam sucessores estão em vantagem. A boa gestão desses líderes, aliada à forte aprovação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem garantido a eles uma liderança confortável nas pesquisas de intenção de voto, consolidando suas posições frente à concorrência enfraquecida.

O novo cenário eleitoral no Entorno do DF evidencia como as mudanças nas regras e no ambiente político têm favorecido a continuidade das administrações atuais.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui