Início Mundo Ramadã: Guterres apela à solidariedade e ao fim das divisões

Ramadã: Guterres apela à solidariedade e ao fim das divisões

- Publicidade -


Da redação

O secretário-geral da ONU, António Guterres, divulgou nesta terça-feira (4) uma mensagem sobre o início do mês do Ramadã, destacando o período sagrado para os muçulmanos como tempo de reflexão, oração, esperança e paz. Guterres afirmou que, para muitos, essa “nobre visão” permanece distante devido aos conflitos e crises em diversas partes do mundo.

O chefe da ONU ressaltou que comunidades inteiras enfrentam violência e emergências humanitárias, citando exemplos como Afeganistão, Iêmen, Gaza e Sudão. “Pessoas sofrem os horrores do conflito, da fome, do deslocamento, da discriminação e muito mais”, afirmou Guterres, alertando para a necessidade de a mensagem de Ramadã servir de guia diante das dificuldades e divisões internacionais.

Durante o pronunciamento, o secretário-geral fez um apelo à superação das divisões. “Nestes tempos difíceis e marcados pela divisão, escutemos a mensagem duradoura do Ramadã”, declarou, pedindo que o período inspire esforços para proteger direitos, a dignidade e levar ajuda e esperança a quem sofre.

Guterres lembrou que, anualmente, visita uma comunidade muçulmana e participa do jejum como gesto de solidariedade. O secretário-geral destacou que essa experiência o reconforta pelo “espírito de paz e compaixão do Ramadã”.

Ao encerrar, António Guterres afirmou esperar que o mês sagrado inspire uma ação coletiva por um mundo mais pacífico, generoso e justo. A mensagem foi finalizada com a saudação tradicional: “Ramadã Kareem” às comunidades muçulmanas ao redor do mundo.