Da redação
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, articula a construção de uma terceira via para a disputa presidencial de 2026. Após desejar “boa sorte” a Flávio Bolsonaro (PL), Kassab fortaleceu a estratégia do partido ao atrair o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para o projeto nacional, que já conta com os governadores Ratinho Junior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) como possíveis pré-candidatos.
O objetivo do PSD, segundo Kassab, é lançar candidatura própria à Presidência da República, caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não entre na disputa. Tarcísio, apadrinhado por Jair Bolsonaro, deve buscar a reeleição estadual, apoiando a candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro. Sem Tarcísio na corrida nacional, Kassab reafirma o plano de apresentar uma alternativa à polarização entre Lula e Flávio Bolsonaro, como já tentou em 2018 e 2022, sem sucesso.
A aposta do PSD é buscar votos do centro e da direita, com um discurso moderado e alinhado ao perfil do partido. Ronaldo Caiado, agora recém-filiado ao PSD, ganha destaque como o novo nome da sigla para a terceira via. Ele havia lançado sua pré-candidatura à Presidência em fevereiro de 2025, ainda pelo União Brasil, mas acabou sem apoio suficiente e viu o projeto esfriar.
O convite de Kassab reativou as pretensões presidenciais de Caiado. “Aqui não tem o interesse pessoal de cada um. Aquele que for escolhido levará essa bandeira de um projeto de esperança e de resgate daquilo que o povo tanto espera: caráter, determinação, honra, coragem moral e também independência intelectual para governar esse país. E é dessa maneira que eu sou recebido aqui e hoje tenho a graça de ter a minha filiação partidária no PSD”, declarou Caiado, na noite de terça-feira (27), ao lado de Leite, Ratinho Junior e Kassab.
Com o reforço de Caiado, o PSD intensifica sua movimentação para viabilizar um nome competitivo e tentar romper a polarização nas eleições presidenciais de 2026.





