Início Política Receita demite de cargo de chefia auditor suspeito de acessar dados de...

Receita demite de cargo de chefia auditor suspeito de acessar dados de parente de Gilmar Mendes


Da redação

A Receita Federal exonerou o auditor fiscal Ricardo Mansano do cargo de substituto eventual do chefe da equipe de gestão do crédito tributário e do direito creditório da Delegacia da Receita em Presidente Prudente (SP). A demissão foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira, 19, após Mansano se tornar alvo de investigação por suposto acesso indevido aos dados fiscais de uma ex-enteada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Mansano é um dos quatro investigados em operação ordenada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes para apurar acessos irregulares a informações fiscais de ministros da Corte e seus familiares. Ele chegou a admitir à equipe de investigação que acessou os dados por “acidente”, ao acreditar se tratar de outra pessoa.

Por determinação de Moraes, o auditor fiscal foi alvo de busca e apreensão, afastado das funções públicas e teve de usar tornozeleira eletrônica. A Receita ainda não informou se haverá novas exonerações.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, as advogadas Marianna Chiabrando e Camilla Chiabrando, que representam Mansano, negaram envolvimento do servidor em qualquer irregularidade. “A defesa reafirma a idoneidade do servidor, profissional de reputação ilibada, que ao longo de anos de atuação junto à Receita Federal do Brasil, jamais respondeu a qualquer falta funcional”, declararam.

As advogadas também afirmaram não ter tido acesso à investigação, motivo pelo qual não comentaram detalhes do caso.