Da redação
A Receita Federal registrou nesta sexta-feira, último dia para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, volume recorde nas restituições: cerca de R$ 16 bilhões serão pagos a aproximadamente 8,7 milhões de contribuintes. O prazo para o envio termina às 23h59min59s de hoje, segundo o órgão responsável.
A adoção da declaração pré-preenchida também subiu, atingindo 59,8% dos envios totais nesta tarde, contra 50,3% em 2025 no mesmo período. O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que a meta é tornar o processo cada vez mais automatizado. “Estamos muito próximos disso”, declarou em coletiva nesta sexta-feira.
A estimativa da Receita Federal é de que 44 milhões de declarações sejam entregues dentro do prazo legal. No ano passado, o número oficial ficou em 43,3 milhões. “Devemos atingir esse volume, próximo de 44 milhões de contribuintes”, reforçou Barreirinhas ao comentar a evolução do número de envios.
No entanto, a proporção de declarações retidas na malha fina aumentou neste exercício: 4,97% em 2026, frente a 4,68% em 2025, considerando os dados do último dia de prazo. Segundo o supervisor nacional do IRPF, José Carlos Fonseca, a transição para o uso do eSocial por empresas contribuiu para o aumento das inconsistências.
Fonseca explicou que “quase todas” as informações inconsistentes foram corrigidas, mas ainda há empresas retificando dados, o que pode levar até cinco anos, conforme o prazo legal. Ele ressaltou que as mudanças geraram impacto significativo na quantidade de declarações retidas para análise.
Para contribuintes que enviaram os dados corretamente, a orientação é aguardar caso tenham caído na malha fina. Fonseca esclareceu que, ao corrigirem as informações, as empresas possibilitarão a revisão automática das declarações, dispensando ação por parte dos declarantes.





