Início Brasil Reprovação cai 62% e abandono diminui 61% no ensino médio público, diz...

Reprovação cai 62% e abandono diminui 61% no ensino médio público, diz MEC


Da redação

O desempenho de estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública apresentou melhora entre 2022 e 2025, segundo o Ministério da Educação (MEC). A reprovação caiu 62%, o abandono diminuiu 61% e o atraso escolar teve redução de 28%. No mesmo período, a aprovação subiu 11%.

Conforme o MEC, o avanço dos indicadores é atribuído à implementação de programas desde 2023, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e a criação do Pé-de-Meia em 2024. Houve também melhora na permanência dos alunos, com queda de 28% na taxa de não retorno. Segundo Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o país teria quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio se o indicador permanecesse no nível anterior.

Entre os programas citados pelo MEC, o Pé-de-Meia já beneficiou 7,2 milhões de estudantes ao oferecer incentivo financeiro para frequência escolar, aprovação, conclusão da educação básica e realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro da Educação, Leonardo Barchini, afirmou que a política é “central na recuperação da educação básica e enfrenta a desigualdade de oportunidades”.

Outros avanços foram registrados em etapas anteriores. O índice de alfabetização subiu de 36% em 2021 para 66% em 2025. O ensino em tempo integral ampliou o alcance para 25,8% das matrículas, atingindo 8,8 milhões de estudantes. A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas elevou em 43,7% o número de escolas com acesso à internet. O Enem aumentou 46% as inscrições de concluintes da rede pública entre 2022 e 2025 e, a partir de 2026, será utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio.