Início Política Resort ligado a Ratinho teve aval de órgão estadual para construção em...

Resort ligado a Ratinho teve aval de órgão estadual para construção em área de preservação no Paraná


Da redação

O empreendimento Tayayá Porto Rico Residence & Resort, em São Pedro do Paraná (PR), obteve em 2022 licença prévia do Instituto Água e Terra (IAT) para erguer parte de sua estrutura na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Paraná, contrariando o Código Florestal. Após ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) que apontou ilegalidade, a Terras do Paraná, proprietária do resort, modificou o projeto, que segue em construção fora da APP.

Fundada em 2021, a Terras do Paraná reúne empresários como o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, pai do governador Ratinho Junior (PSD). A Gralha Azul, empresa da família Massa, foi sócia do empreendimento até maio de 2024. Procurados, IAT e governo estadual afirmaram que a licença seguiu critérios técnicos, negando influência política e alegando análise apenas de requisitos documentais, sem avaliar o quadro societário.

Segundo o MPF, a APP do local soma 500 metros a partir das margens do rio Paraná e seria sede de mais de 20 intervenções na proposta original, como chalés, piscina, marina e parque aquático. A área também está totalmente inserida em uma unidade de conservação federal criada em 1997. Para o MPF, o IAT não exigiu o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), apesar da obra ter “porte excepcional”, demandando apenas relatórios simplificados.

A Justiça Federal determinou, em dezembro de 2022, a suspensão das licenças. O governo do Paraná recorreu ao TRF-4, que derrubou a liminar. Em setembro de 2023, resort e MPF fecharam acordo para que a construção não invada mais a APP, homologando a extinção da ação judicial.

Mesmo após a saída da Gralha Azul, famílias Massa e Ferro mantêm negócios conjuntos, e o empreendimento enfrenta novos impasses: clientes insatisfeitos com as mudanças pedem devolução de investimentos na Justiça. O resort preferiu não comentar.