Resultado do Plano Municipal de Saneamento é tema de audiência pública em Valparaíso

Em atendimento a Lei Federal nº 11.445/2007, os municípios ficam obrigados a elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás juntamente com a Empresa de Projetos Industriais e Ambientais (EMPIA) realizou ontem, quinta-feira, 29, a audiência pública final do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Valparaíso de Goiás.

Em atendimento a Lei Federal nº 11.445/2007, os municípios ficam obrigados a elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para obter recursos federais para a realização de investimentos na área de saneamento básico (água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos).

Através da EMPIA Engenharia, empresa contratada por licitação para elaboração do PMSB, a engenheira ambiental Lullyane Barrero, coordenadora da equipe, disse que foi feito um diagnóstico de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos do município e o plano propõe possíveis ações de melhorias. “No plano consta a reestruturação da coleta de resíduos, compra de mais caminhões, manutenção, padronização de dias e horários e instalação de usina de incineração ou tratamento de resíduos para destinação final adequada, dentre outros aspectos”.

O Prefeito Pábio Mossoró afirma que esse plano é um avanço para o município. “Esse plano é uma exigência do Ministério das Cidades e do plano diretor do município, e a partir de agora, alguns recursos federais só viram com o término desse plano. Fico feliz de estar hoje aqui para ver a finalização desse plano junto com a Comunidade”, afirmou.

Para Rafael Viana, secretário da pasta de Meio Ambiente e Agricultura, o plano é importante pois a busca de recursos estaduais e federais depende do plano pronto. “A execução desse plano trará melhorias para toda a população”, disse.

A execução e estruturação do planejamento financeiro do PMSB valerá pelos próximos 20 anos. Desde janeiro de 2019, o comitê executivo está empenhado no plano e agora, depois de 8 meses, o plano foi concluído.

Durante as 4 audiências realizadas no começo do ano em bairros do município, foram debatidos os seguintes temas: Sistema de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem Urbana, Manejo de Águas Pluviais e Manejo de Resíduos Sólidos e contou com a participação da comunidade valparaisense. Além disso, a população pode dar a sua contribuição preenchendo um Questionário realizado pela internet. 

Fonte: Prefeitura de Valparaíso de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code