Início Brasil Reunião do presidente Lula com ministros do STF discute sucessão de Barroso

Reunião do presidente Lula com ministros do STF discute sucessão de Barroso

Da redação do Conectado ao Poder

Encontro incluiu vozes importantes do STF, mas decisão sobre sucessor ainda não foi anunciada.

O presidente Lula se reuniu na noite de terça-feira, 14, com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em um jantar no Palácio da Alvorada. O encontro, que não estava na agenda oficial, teve como foco principal a sucessão do ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou sua aposentadoria antecipada na semana passada.

Participaram da reunião os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, além do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do chefe da Casa Civil, Rui Costa. Durante o jantar, Lula optou por não revelar quem pretende indicar para a vaga, limitando-se a afirmar que está “definindo o nome”.

Embora o advogado-geral da União, Jorge Messias, seja visto como o favorito para ocupar a posição, o senador Rodrigo Pacheco, antigo presidente do Senado, também figura como um possível nome, embora Lula tenha outros planos para ele, sugerindo que gostaria que Pacheco disputasse o governo de Minas Gerais em 2026.

A escolha do novo ministro do STF deve ser anunciada nos próximos dias, após o retorno de Lula de compromissos no Rio de Janeiro. O indicado passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, antes de ser levado para votação no plenário da Casa.