Da redação do Conectado ao Poder
Encontro incluiu vozes importantes do STF, mas decisão sobre sucessor ainda não foi anunciada.

O presidente Lula se reuniu na noite de terça-feira, 14, com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em um jantar no Palácio da Alvorada. O encontro, que não estava na agenda oficial, teve como foco principal a sucessão do ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou sua aposentadoria antecipada na semana passada.
Participaram da reunião os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, além do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do chefe da Casa Civil, Rui Costa. Durante o jantar, Lula optou por não revelar quem pretende indicar para a vaga, limitando-se a afirmar que está “definindo o nome”.
Embora o advogado-geral da União, Jorge Messias, seja visto como o favorito para ocupar a posição, o senador Rodrigo Pacheco, antigo presidente do Senado, também figura como um possível nome, embora Lula tenha outros planos para ele, sugerindo que gostaria que Pacheco disputasse o governo de Minas Gerais em 2026.
A escolha do novo ministro do STF deve ser anunciada nos próximos dias, após o retorno de Lula de compromissos no Rio de Janeiro. O indicado passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, antes de ser levado para votação no plenário da Casa.




