Faltando apenas 12 dias da eleição, a edição de novembro da revista americana “Time” publicou a última carta ao leitor antes da votação.
Com isso, o texto defende que o sistema eleitoral dos Estados Unidos é seguro e afirma que Donald Trump deve se declarar vencedor antes da apuração terminar.
De acordo com a revista, assim como aconteceu em 2020, o republicano pode se recusar a aceitar o resultado, se perder.
Pesquisas recentes mostram que, quando questionados, apenas metade dos americanos se sente confiante de que o voto seria contado com precisão.
Segundo a revista, o ex-presidente Donald Trump deixou pouco espaço para dúvidas sobre as suas intenções no dia da votação.
“É quase certo que ele declarará vitória na noite das eleições, pois os votos ainda estão sendo contados. Ele pode acabar tendo razão. Mas se a vice-presidente Kamala Harris vencer, Trump rejeitará o resultado”, afirma.
Assim, a contagem de votos em estados-chave, como Pensilvânia e Wisconsin, pode ser mais prolongada que a de outros estados, o que daria margem para que extremistas – alimentados pela desinformação – possam tentar retardar, impedir ou deslegitimar o resultado.
O receio é que eles ajam com base nas ameaças que fizeram nos últimos meses contra locais de votação e funcionários eleitorais.