Por Alex Blau Blau
Iniciativa busca substituir escala 6×1 por 5×2 sem redução salarial e modernizar relações de trabalho no serviço público
O deputado distrital Robério Negreiros deu mais um passo em direção à modernização das relações de trabalho no Distrito Federal. O parlamentar encaminhou um ofício à governadora Celina Leão solicitando a realização de estudos técnicos para viabilizar a adoção da escala 5×2 nos contratos de terceirização do Governo do Distrito Federal (GDF), que atualmente operam majoritariamente sob o regime 6×1.
A proposta acompanha discussões em andamento no cenário nacional e tem como principal objetivo melhorar as condições de trabalho dos profissionais terceirizados, sem comprometer seus rendimentos. De acordo com o posicionamento apresentado, a mudança prevê a manutenção integral dos salários, afastando qualquer possibilidade de perdas financeiras aos trabalhadores.
A iniciativa é vista como um avanço relevante na busca por maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de representar um alinhamento do DF com tendências modernas de gestão de trabalho adotadas em outras esferas do país.
Nos bastidores, a medida também é interpretada como uma estratégia para elevar a eficiência dos serviços públicos, ao proporcionar melhores condições laborais aos profissionais que atuam diretamente na execução das atividades terceirizadas.
Caso os estudos técnicos apontem viabilidade, a proposta poderá marcar uma mudança significativa na estrutura dos contratos públicos do Distrito Federal, impactando diretamente milhares de trabalhadores e consolidando uma nova lógica nas relações de trabalho dentro da administração pública.






