Da redação do Conectado ao Poder
Programa pretende acompanhar mães e bebês desde o planejamento familiar até os dois anos de idade, com meta de reduzir óbitos para menos de 30 por 100 mil nascimentos até 2030

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lançou em Goiânia, o programa Rede Nascer, voltado para a redução da mortalidade infantil no estado. A iniciativa integra a política estadual de regionalização da saúde e visa oferecer acompanhamento contínuo desde o planejamento familiar até os dois primeiros anos de vida da criança, com foco na atenção humanizada e integral à saúde materno-infantil.
“A vida é o nosso maior patrimônio”, afirmou Caiado durante o lançamento. O objetivo do programa é reduzir os óbitos infantis em Goiás para menos de 30 a cada 100 mil nascimentos até 2030. Em 2023, a taxa registrada foi de 52 mortes por 100 mil. Para atingir a meta, a Rede Nascer vai articular os atendimentos da Atenção Primária e Especializada e prevê, já no primeiro ano, o acompanhamento de cerca de 28 mil gestantes e bebês.
A estrutura da rede inclui um call center pelo número 155, com atendimento feito por 150 madrinhas, mulheres com experiência em maternidade, que acompanharão gestantes com base em um checklist de cuidados. Além disso, será disponibilizado um aplicativo e o Canal Saúde, além da entrega de 65 veículos para apoiar o transporte de gestantes. O programa oferece ainda consultas regulares de pré-natal, exames gratuitos, apoio no pós-parto e incentivo à amamentação.
A primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social, destacou que o programa fortalece a atuação do governo em favor dos mais vulneráveis. “Agora temos esse apoio com atendimento, call center e aplicativo. É esse o caminho que queremos para Goiás”, declarou. Já o vice-governador Daniel Vilela reforçou a parceria com os municípios: “Além da maior rede de proteção social, temos políticas públicas que cuidam objetivamente do sofrimento das pessoas.”










