Início Distrito Federal Rota das Uvas transforma Brasília em polo de enoturismo alternativo ao Carnaval

Rota das Uvas transforma Brasília em polo de enoturismo alternativo ao Carnaval

- Publicidade -


Da redação

Durante o Carnaval, moradores de Brasília optaram pelo enoturismo na Rota das Uvas como alternativa ao agito dos blocos de rua. A dermatologista Regina Buffnan, da Asa Sul, visitou pela primeira vez uma vinícola no Distrito Federal e elogiou a experiência tranquila em meio à natureza. “Já visitei outras vinícolas fora do Brasil e vi essa oportunidade de conhecer uma tão perto de casa. Ter uma vinícola perto do centro urbano é algo bem diferente”, destacou após conhecer a Vinícola Lacustre, no Lago Norte.

A Vinícola Lacustre integra a Rota das Uvas de Brasília, que reúne propriedades rurais para promover vivências ligadas à cultura da uva e do vinho no Cerrado. No feriado de terça-feira (17), os visitantes participaram de café da manhã, colheita, pisa das uvas, além de degustação de espumante e sangria, das 9h ao meio-dia.

Segundo a Secretaria de Turismo do DF, o enoturismo tem crescido, ampliando as opções de lazer no Distrito Federal. O secretário Cristiano Araújo avalia que a rota oferece experiências únicas em meio à natureza. “É uma oportunidade de viver o turismo rural do DF com conforto, tranquilidade e autenticidade”, afirmou.

O vitivinicultor Marcos Ritter, da Vinícola Lacustre, observa uma mudança no perfil do público. “Antigamente, ninguém ficava em Brasília no Carnaval. Hoje em dia, as pessoas curtem tudo que a cidade oferece. Fazemos esse evento desde 2023 e sempre esgotamos todas as vagas”, relatou.

Além da Lacustre, compõem a Rota das Uvas a Vinícola Brasília, reconhecida nacionalmente pelos vinhos finos, e a Villa Triacca Eco Pousada, que une vitivinicultura, gastronomia e hospedagem. A Fazenda Califórnia DF, em Sobradinho, mantém tradição com vinhedos de cerca de sete hectares e produção de queijos e geleias desde 1995.