Saiba motivo para algumas pessoas terem tido Covid-19 e outras não


De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da University College London em conjunto com o Wellcome Sanger Institute e o Imperial College of London, publicado na revista Nature, existe um gene protetor em algumas pessoas, que impede que o vírus sars-cov-2 possa se disseminar. Desde o início da pandemia de Covid-19, o mundo passou por diversas mudanças em hábitos e em protocolos de tratamento. Uma das questões mais levantadas era o da transmissão e infecção. Por que algumas pessoas pegavam a doença enquanto outras não?

AstraZeneca encerra produção e distribuição da vacina contra a Covid-19 em todo o mundo

Em alguns casos, uma mesma pessoa contraiu o vírus por diversas vezes, enquanto outras mesmo em contato não se infectavam. Durante o estudo, voluntários saudáveis se submeteram a testes e foram acompanhados de perto. Amostras de sangue e tecido nasal foram coletadas e processadas com tecnologia de sequenciamento de célula única.

O estudo dividiu os 16 voluntários em 3 grupos: grupo de infecção sustentada, com 6 infectados de forma leve, grupo de infecção transitória, em que três voluntários tiveram sintomas limitados. E o terceiro, grupo de infecção abortada, em que 7 pessoas permaneceram sem sintomas.

São Paulo começa aplicar hoje nova vacina da Covid, a Spicevax

Na conclusão do estudo, foram observados diferentes questões nas respostas imunes dos três grupos abordados. Alguns desses sistemas acabaram por impedir a infecção de ocorrer de fato. Foi identificado um gene em nível mais alto nos voluntários sem infecção. Chamado de HLA-DQA2, o gene foi ativado para produzir uma proteína em maior quantidade. Essas informações podem ser usadas a favor da ciência, levando em consideração que sabendo quem possui tal gene, poderá não desenvolver formas graves da doença, ou até não contrair.



Fonte: PaiPee

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui