Saúde intensifica prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis no Carnaval


Da redação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensifica durante o Carnaval de 2026 ações para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com foco na ampliação do acesso à informação e a insumos de proteção, as medidas serão promovidas em pontos estratégicos de Goiânia e nas principais rodovias estaduais.

A estratégia, denominada Mandala da Prevenção, reúne distribuição de preservativos externos e internos, oferta de autotestes de HIV, além de orientação sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Parcerias, como com a concessionária Triunfo Concebra, garantirão a entrega de preservativos também em quatro praças de pedágio de Goiás.

Segundo o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2025, 29.503 pessoas vivem com o vírus no estado, evidenciando a permanência da transmissão. De acordo com Ana Paula Vieira de Deus, coordenadora de Apoio Estratégico em Atenção às IST/Aids da SES, apesar da queda em casos avançados e na taxa de óbitos, parte expressiva dos portadores ainda não realiza acompanhamento de saúde regular. “Esse fator torna o engajamento no cuidado e a ampliação da testagem prioridades absolutas para o governo”, afirmou.

A programação das equipes prevê distribuição de insumos e orientação em blocos de carnaval, terminais de ônibus e rodovias: 6/2 no Bloquinho Nem Vem; 7/2 no Bloquinho da Saúde; 9/2 no Terminal Praça A; 11/2 no Terminal Dergo; 12/2 no Terminal Novo Mundo; 13/2 na PRF Hidrolândia; e 17/2 no Bloco do Esquenta LGBT+.

As ações, segundo a SES, visam fortalecer o compromisso com a saúde pública durante o período de maior circulação de pessoas, como é o Carnaval, e ampliar o alcance da prevenção a ISTs em Goiás.