Solicitações de vagas podem ser feitas entre 11 de novembro e 1º de dezembro pelo site
A partir de 11 de novembro, pais e responsáveis de novos alunos que desejam ingressar na rede municipal de ensino poderão solicitar vagas on-line pelo site www.matriculamunicipal.go.gov.br. A iniciativa, que segue até 1º de dezembro, busca tornar o processo de matrícula mais transparente e acessível, eliminando as tradicionais filas nas portas das escolas.
O sistema de matrícula informatizada atende exclusivamente novos alunos, incluindo aqueles provenientes de redes de ensino federais e privadas, de outros estados, crianças que estão iniciando a vida escolar e alunos que desejam retornar aos estudos após um período de afastamento. Para realizar o cadastro, os responsáveis precisam ter em mãos dados essenciais, como nome completo do aluno, CPF, data de nascimento, além de informações dos responsáveis, como CPF e contato.
Ao preencher o formulário on-line, os responsáveis devem indicar três opções de escolas. O sistema automatizado realizará um sorteio para alocar as vagas de acordo com a disponibilidade em cada unidade escolar, priorizando a primeira opção escolhida. Caso não haja vaga na primeira opção, o sistema considera a segunda e, se necessário, a terceira opção. Essa dinâmica permite que o processo de alocação seja feito de forma mais democrática, respeitando a ordem de preferência dos responsáveis, mas sem garantir a vaga na escola inicialmente desejada.
Entre 9 e 13 de dezembro, os responsáveis deverão acessar novamente o site para confirmar em qual escola o aluno foi alocado. Após essa confirmação, será necessário comparecer à unidade escolar selecionada para finalizar o processo com a entrega da documentação. A lista de documentos exigidos inclui certidão de nascimento, RG e CPF dos responsáveis e do aluno, comprovante de endereço, cartão do SUS, certificado de vacinação, e outros documentos específicos como cartão Bolsa Família, caso o aluno seja beneficiário.
Essa nova etapa de matrícula on-line visa simplificar o acesso à rede pública municipal de ensino, proporcionando mais praticidade aos responsáveis e organizando o fluxo de entrada nas escolas para o ano letivo de 2025.
Fonte: Governo de Novo Gama-GO