Início Distrito Federal Secretário de Segurança faz balanço do carnaval no DF: 'Dever cumprido'

Secretário de Segurança faz balanço do carnaval no DF: 'Dever cumprido'


Da redação

As festas de Carnaval no Distrito Federal transcorreram em clima de alegria e segurança, afirmou Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF, em entrevista ao programa CB.Poder, do Correio Braziliense e TV Brasília, nesta quarta-feira (14/2). Avelar destacou o empenho das forças de segurança durante os quatro dias de folia, classificando os resultados como positivos. “Foram três carnavais seguidos com números muito bons em termos de segurança pública. Todos que acompanharam os blocos podem confirmar isso”, disse.

O secretário citou a atuação efetiva de policiais militares, Corpo de Bombeiros, Detran e Polícia Civil, ressaltando o trabalho intenso nas ruas e a dinâmica nos atendimentos das delegacias. “Estamos satisfeitos. Houve muito comprometimento de todos e temos o sentimento de dever cumprido”, avaliou Avelar.

Avelar também comentou o episódio envolvendo o deputado Fábio Felix (PSol), registrado durante o Carnaval, em que um policial militar utilizou spray de pimenta contra o parlamentar. O secretário afirmou que o caso será investigado, mas, em análise preliminar, a ação da PM foi adequada. “As imagens mostram o deputado indo até a linha de policiais para questionar uma prisão legal por porte de entorpecente. O gás de pimenta é utilizado para evitar contato físico”, explicou.

Segundo o secretário, tanto a Polícia Militar quanto as demais instâncias apurarão o ocorrido. “O parlamentar registrou boletim na delegacia. Tudo será averiguado”, reforçou. Avelar pediu respeito ao trabalho policial: “O policial fardado representa o Estado e está ali para proteger a população.”

Sobre a morte de dois jovens no DF, Avelar lamentou os casos e defendeu um trabalho conjunto de prevenção, educação e mudança de cultura. Para ele, segurança pública deve atuar junto com a educação para transformar comportamentos e reduzir casos de violência.