Diminuição de 43,42% nos roubos a comércios e 32,85% nos roubos a pedestres refletem o impacto das ações das forças de segurança nos 13 municípios da região
A segurança pública na região metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME) segue o movimento de queda dos indicadores de criminalidade registrados em todo Estado. O balanço dos últimos seis meses feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), e divulgado pelo governador Ronaldo Caiado na última semana, destaca números expressivos como a queda de 43,42% nos roubos a comércios e a redução de 32,85% nos roubos a pedestres.
Os dados obtidos como reflexo de ações integradas das forças de segurança do Estado comprovam que o Entorno está cada dia mais seguro. Além das expressivas reduções a roubos a comércios e pedestres, que trazem fortalecimento ao terceiro setor, houve uma redução de 20,63% nos roubos de veículos e uma eliminação completa dos roubos de cargas, com queda de 100% em relação ao ano anterior.
Caroline Fleury, secretária de Estado do Entorno do DF, ressaltou a importância dessa segurança para o crescimento econômico da região. “Com mais segurança, o comércio pode operar sem medo, e o turismo pode atrair visitantes com tranquilidade. A população se sente protegida, e isso gera um ambiente de confiança para viver e trabalhar”, destacou Fleury.
A curva de redução também figura entre os crimes violentos, que tiveram 7.61% de diminuição nos homicídios dolosos entre 2023 e 2024 e 7,52% de diminuição nos casos de crimes de estupros. “São dados aferidos sistematicamente. É resultado do trabalho árduo de integração, controle carcerário, presença forte das forças segurança de forma preventiva e de forma investigativa e inteligência policial” declarou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum.
Outros números
No âmbito dos furtos, os resultados também foram positivos. O furto de veículos diminuiu -20,80%, passando de 625 casos em 2023 para 495 em 2024. O furto em comércios reduziu -26,15%, e o furto em residências apresentou uma queda de -25,45%. Esses dados, provenientes do Sistema RAI (Registro de Atendimento Integrado), evidenciam o impacto das ações integradas de segurança no Entorno do DF.
A secretária Caroline Fleury acredita que os números de criminalidade seguirão caindo em 2025, principalmente com a implementação de 331 câmeras de videomonitoramento em sete cidades do Entorno. “As cidades serão integradas em um mesmo Centro de Operações, para serem assistidas com a mesma agilidade de quem está no centro do Estado e o primeiro eixo a ser contemplado com essas câmeras é o da segurança. É o Entorno cada vez mais seguro”, ressalta Fleury.
Fonte: Secretaria do Entorno do DF | Governo de Goiás