Da redação
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (9), o Projeto de Lei 509/2020, que institui a Semana Nacional de Retiros Culturais. A medida destina o período do Carnaval, da sexta-feira até a Quarta-Feira de Cinzas, à realização de eventos ligados à cultura cristã, como encontros de oração, seminários e shows.
De autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a proposta seguirá para sanção presidencial. Em publicação no X (antigo Twitter), Eliziane celebrou a aprovação e afirmou tratar-se de “um passo importante no reconhecimento da arte e da música cristã, que formam valores, fortalecem comunidades e transformam vidas”. Segundo ela, ver o projeto aprovado durante o Carnaval é um “gesto de respeito às tradições do nosso país e, em especial, aos evangélicos”.
No Senado, o projeto foi aprovado em dezembro de 2022, sob relatoria da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). Na ocasião, Eliziane destacou que se inspirou nas tradições dos retiros culturais realizados por igrejas no Maranhão. O estado já conta com uma lei, proposta por ela enquanto deputada estadual, que reconhece os retiros culturais do Carnaval no calendário oficial.
Para a senadora, além da promoção cultural, os retiros proporcionam “o convívio comunitário, o fortalecimento de laços de amizades e lições de respeito, humildade, doação e amor ao próximo”.
A iniciativa será incluída oficialmente no calendário nacional, caso seja sancionada pela Presidência da República.
(Agência Senado – Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)








