Da redação do Conectado ao Poder
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) declarou, nesta quinta-feira (28), que reagirá firmemente contra possíveis mudanças no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), caso propostas pelo governo federal. Em nota divulgada nas redes sociais, a parlamentar afirmou que a bancada do DF está se articulando para barrar a medida.
O FCDF é atualizado anualmente pela variação da receita corrente líquida (RCL) da União. A equipe econômica do governo federal, no entanto, estuda a possibilidade de utilizar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como base para o reajuste. O Fundo é essencial para custear a segurança pública, saúde e parte da educação no DF.
Damares criticou a proposta e fez um apelo para que cortes sejam feitos em outras áreas antes de afetar o Distrito Federal. “Cortem os ‘Janjaoaloozas’ e as viagens internacionais recheadas de assessores. Cobrem 100% das empreiteiras envolvidas na Lava Jato. Deixem o DF em paz”, protestou.
A senadora considera a mudança um retrocesso e reforçou que não há espaço para negociações nesse ponto. “Já estamos articulados no Congresso e vamos reagir de forma coesa”, afirmou.
A alteração do cálculo do FCDF ainda não foi oficializada, mas a manifestação da senadora reflete a preocupação com os impactos que a medida pode trazer para os serviços essenciais financiados pelo Fundo.