Da redação do Conectado ao Poder
Após ter passado mais de 60 dias em que Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo de governador do Distrito Federal, a solidariedade e pressão de lideranças políticas aumentam para que ele retorne ao Buriti.
No Plenário do Senado, Izalci Lucas (PSDB), mesmo tendo sido adversário de Ibaneis em campanha política, defendeu o seu retorno. “Nós não podemos ter um governador, que foi meu adversário inclusive na campanha, afastado com ‘canetada’. Passou da hora dele restabelecer o mandato dele que foi conquistado no primeiro turno.” Afirma o senador.
Assim como Izalci, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) entende como exagerado o afastamento de Ibaneis Rocha. Na opinião do parlamentar, esta medida não condiz com a democracia imposta no Brasil. “Na minha avaliação, esse afastamento sumário de um governador eleito no primeiro turno, sem o direito de se manifestar para poder dar a contradita daquilo que estava até mesmo evidenciado, me pareceu uma medida de força que não condiz com a nossa tão falada e enaltecida democracia”, opina Trad.
Até agora, não foi encontrado nenhuma prova robusta que justifique o afastamento por tanto tempo, avaliam advogados.