O candidato ao Senado Izalci (PSDB) foi o entrevistado da Coluna On´s e Off´s de hoje. Izalci é contador, auditor e professor. Foi líder sindical. Criador do cheque-educação, programa que beneficiou mais de 100 mil alunos em todo o DF e serviu de modelo para a instituição do PROUNI. Confira um resumo das declarações.
Como entrou na política?
Fui presidente do sindicato dos contadores e dos professores, em 1997 fui juiz do Tribunal Regional do Trabalho. Nessa época, fui convidado a me filiar ao PSDB e sair candidato a deputado distrital. Abri mão do cargo e me candidatei. Fiquei na primeira suplência. Fui secretário de Ciência e Tecnologia nos governos Roriz e Arruda. Em 2002 fui eleito distrital, em 2010 fui eleito deputado federal e reeleito em 2014.
Quais propostas você pretende defender no Senado?
Defenderei no Senado o cumprimento da lei de incentivo fiscal; a reforma dos ensinos Fundamental e Médio; a adoção de medidas de proteção às mulheres; e a promoção da capacitação e do incentivo ao empreendedorismo. Também atuarei para garantir o cumprimento da lei de regularização fundiária.
Se você for eleito, qual será a principal linha de defesa do seu mandato?
Em primeiro lugar, buscar recursos federais para realização de obras essenciais para todo DF, principalmente nas áreas de Educação, Saúde, Mobilidade e Desenvolvimento Econômico, bem como para ampliar o número de creches e escolas em tempo integral. Ao mesmo tempo, atuar fortemente nas reformas necessárias ao desenvolvimento do país como a tributária, previdenciária e política.
Como superar o distanciamento do eleitor nesta eleição?
Conversando com o eleitor, mostrando a importância do voto. Quem não vota, está dando uma procuração para outro decidir em seu lugar.
* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.