Da redação
Vacinação contra gripe é ampliada a toda população do DF até 31 de janeiro
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu estender até 31 de janeiro a vacinação contra a gripe para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. A ampliação, que engloba toda a população, permite que quem ainda não se vacinou em 2025 procure uma unidade de saúde para se proteger contra o vírus influenza.
A estratégia foi adotada após aumento dos casos de gripe na região e tem como objetivo ampliar a cobertura, reduzir complicações, internações e mortes associadas à doença. Antes, a vacina era restrita aos grupos prioritários do calendário de rotina, agora todos podem receber a dose.
Em 2025, foram aplicadas 884.565 doses de vacina contra a influenza no Distrito Federal. Destas, 403.084 (45,6%) foram destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Entre esses grupos, a cobertura vacinal chegou a 55,34%, mas a adesão entre gestantes foi a menor: apenas 28,19% foram imunizadas. Em janeiro de 2026, já foram aplicadas 11.309 doses do imunizante.
O DF conta atualmente com 103.840 doses em estoque central e outras 36.050 distribuídas em Unidades Básicas de Saúde e redes de frio regionais. Segundo a Secretaria de Saúde, esse quantitativo é suficiente para atender quem ainda não recebeu a vacina em 2025. A imunização está disponível em todas as UBSs; basta apresentar um documento com foto.
A Secretaria orienta que a ampliação ocorre devido à baixa adesão e ressalta que quem já tomou a dose em 2025 está protegido e deve aguardar o calendário de 2026, ainda sem data definida pelo Ministério da Saúde. Nas UBSs, seguem também as vacinas do calendário infantil. Mães de recém-nascidos, como Mariana Trigueiro Fontes, têm buscado o serviço logo após a alta hospitalar: “É importante vacinar assim que saí do hospital”, afirma.





