SIMCURB registra chuvas de quase 100 mm em regiões do DF

O último domingo (25/01) foi marcado por volumes expressivos de chuva em diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Monitorados em tempo real pelo Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas (SIMCURB) da Adasa, os índices revelam que algumas regiões do DF alcançaram perto de 100 mm precipitados.

As estações do SIMCURB, ferramenta estratégica da Agência para a gestão eficaz dos sistemas de drenagem urbana e de recursos hídricos, apontaram o Sudoeste como a área onde mais choveu, com 93,40 mm acumulados. Logo atrás, o SIA (88,80 mm) e o Núcleo Bandeirante (87,40 mm) também registraram volumes acima da média diária do mês.

“Para efeito de comparação, do dia 1 ao dia 15 de janeiro, a estação do Sudoeste tinha registrado um acumulado de 75mm, ou seja, no dia 25 choveu na região, mais que os quinze primeiros dias somados.”, destacou Luciano Leoi, Coordenador de Fiscalização e Monitoramento da SDU.

Confira abaixo os dez pontos que mais choveram neste domingo:

Região AdministrativaVolume Registrado (mm)
Sudoeste93,40
SIA88,80
Núcleo Bandeirante87,40
Plano Piloto55,40
Águas Claras53,00
Santa Maria51,60
Guará43,60
Vicente Pires38,80
Park Way37,67
SCIA36,20

Referência para a imprensa e segurança

No início deste mês, a Agência lançou o Boletim Quinzenal de Monitoramento de Chuvas Urbanas. A iniciativa, coordenada pela Superintendência de Drenagem Urbana (SDU), utiliza dados de 42 estações do sistema SIMCURB para oferecer um raio-x detalhado das precipitações no DF.

“O objetivo central do novo boletim é municiar a população e os órgãos governamentais com dados precisos para a prevenção de alagamentos e o apoio ao planejamento da drenagem urbana, além disso, a periodicidade quinzenal reforça nosso compromisso com a transparência e a segurança da população”, destaca Hudson Rocha, Superintendente de Drenagem Urbana da Adasa.

Pela precisão e atualização constante, os dados do SIMCURB consolidaram-se como a principal fonte de informação para os veículos de comunicação do DF. A divulgação desses índices em telejornais e portais de notícias é fundamental para a utilidade pública, ajudando a orientar a população em momentos de crise.

Além disso, os dados são essenciais para auxiliar a Defesa Civil no planejamento e execução de ações de mitigação de riscos à população, órgãos de infraestrutura na prevenção de alagamentos e melhor dimensionamento dos sistemas de drenagem, e da análise do comportamento das bacias hidrográficas da região.

Fonte: Adasa-DF