Da redação
Com a proximidade do Carnaval, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) lançou a campanha Folia Limpa 2026, que tem como objetivo premiar blocos carnavalescos do Distrito Federal por ações de descarte correto de resíduos e promoção da sustentabilidade. A medida busca conscientizar foliões e organizadores sobre a importância de manter a cidade limpa durante uma das festas mais tradicionais da capital.
Segundo o SLU, as edições anteriores tiveram impacto positivo. No último Carnaval, foram recolhidas pouco mais de 15 toneladas de resíduos em blocos de rua, o que representa uma redução de cerca de 21% em relação a 2024, quando foram coletadas aproximadamente 20 toneladas. “É importante essa presença do SLU na folia, não só por manter a limpeza da cidade, mas também por estimular o apoio de todos para juntos fazermos uma folia limpa”, destacou o diretor-presidente do órgão, Luiz Felipe Carvalho.
Podem participar da campanha os blocos de rua autorizados e incluídos na lista oficial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). Apenas manifestações culturais sem fins lucrativos realizadas em espaços públicos estão aptas; eventos em locais privados não participam.
Para concorrer ao prêmio, os blocos devem comprovar ações de incentivo à limpeza urbana, como uso de lixeiras, engajamento dos foliões no recolhimento de resíduos, divulgação de orientações ambientais nas redes sociais e veiculação de mensagens educativas. As comprovações devem ser enviadas até 25 de fevereiro, por fotos, vídeos ou prints, para os e-mails ascomslu@gmail.com e ascom@slu.df.gov.br, junto à identificação do bloco.
Os blocos selecionados receberão o Troféu Folia Limpa e haverá premiação para os que registrarem menor volume de resíduos em suas regiões, conforme medição do SLU. Data, horário e local da cerimônia serão divulgados posteriormente. O regulamento está disponível no site do SLU.





