Da redação
O sociólogo Jessé Souza publicou um vídeo com afirmações consideradas conspiratórias e antissemitas sobre o bilionário Jeffrey Epstein. No vídeo, o acadêmico afirma que Epstein teria sido financiado pelo “lobby judaico”.
A declaração provocou reação da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Em nota, a Conib lamentou que Jessé Souza utilize sua projeção pública para disseminar o que classificou como “conceitos carregados de ódio”.
A entidade destacou que falas dessa natureza reforçam estereótipos e preconceitos históricos contra judeus. A Conib manifestou preocupação com a divulgação de discursos antissemitas por figuras com reconhecimento acadêmico.
As afirmações de Jessé Souza geraram críticas e repercussão negativa, sobretudo pela associação de Epstein ao chamado “lobby judaico”. O conteúdo do vídeo publicado pelo sociólogo foi repudiado por representantes da comunidade judaica no Brasil.
Até o momento, Jessé Souza não comentou publicamente sobre a reação da Confederação Israelita do Brasil às suas declarações.








