‘Sociopata sem condições de conviver em sociedade’, diz delegado sobre piloto preso por deixar adolescente em coma no DF


Da redação

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu preventivamente, nesta sexta-feira (30), o piloto afastado da Fórmula Delta, Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos. Ele é acusado de agredir um adolescente de 16 anos durante uma briga na saída de uma festa em Vicente Pires, ocorrida na noite de 23 de junho. A vítima está internada em coma induzido e em estado gravíssimo após sofrer traumatismo craniano ao bater a cabeça em um carro durante o confronto.

Segundo o delegado Pablo Aguiar, da 38ª Delegacia de Polícia, responsável pelo caso, Pedro Arthur foi classificado como “sociopata sem condições de conviver em sociedade” e a prisão preventiva foi decretada diante da gravidade das agressões e do comportamento reiterado do investigado. Conforme Aguiar, as investigações apontaram que ele costuma se associar a amigos durante brigas.

A confusão começou após Pedro Arthur jogar um chiclete, em tom de brincadeira, na direção de um amigo do adolescente, levando a troca de provocações e, posteriormente, à briga. O jovem agredido caiu, bateu a cabeça e sofreu parada cardíaca, sendo reanimado após 12 minutos. Inicialmente, Pedro foi preso em flagrante, mas foi solto após pagar fiança de R$ 24.315, o que gerou revolta entre os familiares da vítima.

A Polícia Civil também investiga outras quatro denúncias contra Pedro, sendo três por agressão e uma tentativa de oferecer bebida alcoólica a uma menor. Duas dessas ocorrências só foram registradas após a divulgação do caso atual. A defesa afirmou que o episódio foi um “desentendimento banal” e declarou que não houve intenção de causar o resultado violento.

A Fórmula Delta anunciou o desligamento de Pedro Arthur da temporada 2026 e repudiou qualquer forma de violência. O piloto responde por lesão corporal grave e tentativa de homicídio. A prisão preventiva não tem prazo definido e o adolescente segue em coma, sem previsão de alta, no Hospital Brasília de Águas Claras.