Da redação
A senadora Soraya Thronicke (PSB-MS) confirmou que é pré-candidata à reeleição ao Senado em Mato Grosso do Sul, em aliança com o Partido dos Trabalhadores, conforme anunciou em uma rede social. Ela rejeitou especulações de que abriria mão da disputa para compor chapa com o deputado federal Vander Loubet (PT-MS). “Se sou pré-candidata à reeleição? Nunca deixei de ser!”, declarou.
A possibilidade de Soraya ser primeira suplente de Loubet foi levantada após articulações locais, mas a senadora reafirmou seu nome na disputa e publicou uma fotografia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro, em abril, a parlamentar intensificou a aproximação com o PT e passou a defender a aliança. Ela foi eleita em 2018 pelo então PSL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Soraya foi vice-líder do governo Bolsonaro no Senado e dizia apoiar reformas e pautas conservadoras. Em 2021, ela começou a se distanciar do governo federal, criticando o combate à pandemia de Covid-19 e defendendo a vacinação. Em declaração à CPI da Covid, afirmou: “A vacinação e condições dignas de tratamento continuam sendo as prioridades”.
Com passagens recentes pelo União Brasil e pelo Podemos, partido no qual chegou a comandar o diretório estadual em Mato Grosso do Sul, Soraya destacou o trabalho por pautas de enfrentamento à violência contra a mulher. Sobre as mudanças de legenda, disse: “Recalculei a rota e hoje estou no PSB, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin”.




