Da redação
A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou, nesta quarta-feira (4), o uso do novo mapa eleitoral proposto pelos democratas na Califórnia para as eleições de meio de mandato. A medida rejeita uma ação movida pelo Partido Republicano, que buscava barrar a adoção do plano.
O novo redesenho dos distritos eleitorais pode garantir aos democratas até cinco cadeiras adicionais na Câmara dos Representantes nas eleições de novembro. Atualmente, os republicanos detêm uma pequena maioria na Casa, cuja renovação será definida no pleito.
A decisão é vista como uma vitória para os democratas, que controlam o governo da Califórnia. O governador Gavin Newsom afirmou, “Donald Trump disse que ‘tinha direito’ a outros cinco assentos no Congresso no Texas”, ao comentar o desdobramento. “Ele começou esta guerra pela redistribuição de distritos. Perdeu, e perderá de novo em novembro”, acrescentou Newsom.
A Suprema Corte também concedeu decisão semelhante ao Texas, permitindo o uso do novo mapa eleitoral do estado nas eleições de meio de mandato, conhecidas como “midterms”.
Procurado pela AFP, o Partido Republicano na Califórnia não respondeu ao pedido de comentário sobre a decisão.





