Da redação
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), escolheu Roberto Carneiro (Republicanos), atual secretário da Casa Civil, para assumir a Secretaria de Governo no lugar de Gilberto Kassab (PSD), que deixou o cargo na quarta-feira (25) para se dedicar às eleições. Com esta troca, Nerylson Lima, atual subsecretário estadual do Tesouro, será o novo titular da Casa Civil. As nomeações devem ser publicadas no Diário Oficial na segunda-feira (30).
A mudança ocorre em meio à estratégia de Tarcísio de centralizar a articulação política na Secretaria de Governo, responsável pela interlocução com o Legislativo, prefeituras e agentes políticos. Essa função já vinha sendo desempenhada por Carneiro desde janeiro, quando assumiu a Casa Civil para aprimorar a relação do governo com seus aliados em ano eleitoral.
A relação entre Tarcísio e Kassab se desgastou nos últimos meses, diante das dificuldades do governo em conquistar apoio político. Auxiliares do governador relataram que ele se queixava de Kassab não atuar suficientemente para reverter a insatisfação de prefeituras e deputados estaduais e federais. Lideranças de outros partidos reclamaram com Tarcísio que Kassab teria usado sua posição para promover uma filiação em massa de prefeitos ao PSD.
Por outro lado, Carneiro vem recebendo elogios dentro do governo por sua atuação direta com deputados e prefeitos, atendendo demandas que, segundo aliados, eram ignoradas tanto por Kassab quanto por seu antecessor na Casa Civil, Arthur Lima. Carneiro também é creditado por atender reivindicações das prefeituras do interior e por seu papel na manutenção do PP na base do governo.
Nerylson Lima, o novo secretário da Casa Civil, é considerado homem de confiança de Tarcísio. Ele foi subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Infraestrutura durante a gestão de Tarcísio no governo Jair Bolsonaro (PL) e é visto como um dos mais próximos ao governador no Palácio dos Bandeirantes.





