Tarifas de água e esgoto ficam 7,98% mais caras no DF a partir desta quarta



caesb1Em 1º de janeiro a Caesb já havia aumentado cobrança em 2,67%. Adasa autorizou novo aumento para ‘reparar perdas inflacionárias’.

As tarifas de água e esgoto ficam 7,98% mais caras no Distrito Federal a partir desta quarta-feira (1º). Essa é a segunda revisão tarifária periódica desde 2008 e, segundo a Adasa – responsável por afixar os preços praticados pela Caesb –, o aumento ocorre a cada quatro anos para evitar perdas inflacionárias.

De acordo com a agência, o índice foi definido levando em conta os custos da concessionária, os investimentos ocorridos desde a última revisão e o preço cobrado por concorrentes. As revisões periódicas ocorrem de maneira independente aos reajustes anuais aplicados pela Caesb, geralmente no mês de março de cada ano. Em janeiro, a Caesb já havia antecipado um reajuste anual, de 2,67%.

Os tipos de tarifa são divididos de acordo com a atividade e podem ser enquadrados em quatro categorias: residencial (que inclui residências, igrejas e entidades de utilidade pública); comercial; industrial; e pública, que engloba órgãos da administração pública do DF e da União.

Há também uma cobrança diferenciada para famílias de baixa renda, que sofre uma redução proporcional na cobrança de acordo com a faixa de consumo.

Em março do ano passado, a Adasa já havia autorizado um aumento de 16,20%, não acatando o pedido inicial da companhia de 23,97% de reajuste.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code