Da redação
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás aprovou, nesta terça-feira, 16 de junho, o parecer prévio das Contas Anuais do governo referentes ao exercício de 2025, último ano completo da administração do ex-governador Ronaldo Caiado. A análise ocorreu no Pleno da Corte, sob relatoria do conselheiro Sebastião Tejota.
Durante a votação, o conselheiro Tejota destacou o cumprimento das exigências constitucionais nas áreas de saúde e educação, das metas fiscais e dos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele afirmou que “os gastos com pessoal permaneceram abaixo do limite legal, alcançando 50,7% da receita”.
A secretária da Economia, Renata Lacerda Noleto, considerou que a aprovação das contas reforça a consistência da gestão financeira do Estado. “O resultado demonstra o compromisso permanente com a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e com uma gestão cada vez mais transparente, eficiente e orientada à entrega de resultados para a população”, declarou.
O relatório do TCE-GO trouxe determinações e recomendações pontuais, que serão analisadas pela Secretaria da Economia. O superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Borges de Rezende, afirmou que a equipe busca evoluir “continuamente na qualidade das informações apresentadas” e irá avaliar as recomendações do tribunal, “como já vem ocorrendo nos últimos exercícios”.
Wederson Xavier de Oliveira, subsecretário do Tesouro Estadual, acrescentou que o resultado reflete o compromisso com a responsabilidade fiscal e a qualidade da informação contábil. “A aprovação das contas demonstra o cumprimento dos limites legais e fiscais e reforça a solidez da gestão das finanças públicas estaduais”, disse.
O relatório evidenciou crescimento da arrecadação estadual, equilíbrio fiscal, ampliação dos investimentos e o maior volume histórico em valores reais, com receita líquida de R$ 49,6 bilhões e investimentos de R$ 7,21 bilhões. Goiás alcançou o menor endividamento bruto desde a Lei de Responsabilidade Fiscal, com 62,6% da Receita Corrente Líquida, além de concluir a transição para o Propag.





