Durante setembro e outubro, 40 artistas, entre músicos, atores, performers e palestrantes, preencheram a agenda de finais de semana do Teatro dos Ventos, em Águas Claras. Neste final de semana, encerra-se a programação gratuita do Festival Atividades Gratuitas 2024. O Teatro dos Ventos está localizado na Rua 19 Norte, no Edifício Duo Mall, em Águas Claras. Para mais informações e acompanhar toda a programação, siga o Instagram @teatrodosventos.
Na sexta-feira, às 20h, o grupo “Paepalanthus”, formado por quatro mulheres com mais de 30 anos de experiência em arte narrativa, apresenta o espetáculo “Contos da Terra Vermelha”. A obra, uma experiência de teatro de sombras e música, revisita a história anterior à construção de Brasília, destacando a ancestralidade do território.
No sábado, a programação segue com Rafael Tursi, que ministra a palestra “Dança e Deficiência”, às 16h, abordando práticas pedagógicas e psicomotoras na criação cênica para grupos com e sem deficiência, integrando esses elementos à dança e ao teatro. Em seguida, às 17h30, acontece a palestra “Pluragogia – Uma invenção necessária”, do GAÊ, que discute métodos de ensino de artes para promover a diversidade em sala de aula e em práticas teatrais inclusivas. Encerrando o sábado, Mylena Edna apresenta, às 20h, a palestra “Corpo Brincante”, que explora as corporeidades negras contemporâneas e as práticas de saberes populares afro-referenciados como ferramentas de expressão corporal.
Já no domingo, às 16h, o artista YPU traz o show “Paranoar e Desaguando”, uma jornada musical com influências brasileiras, incluindo novas canções que conectam ritmos nacionais com guitarras psicodélicas. Às 17h30, Francisco Antônio Pugliese Jr. apresenta a palestra “A História Profunda do Brasil Central”, onde compartilha pesquisas arqueológicas sobre a presença indígena na região da capital federal, ressaltando a importância de reconhecer essa história. O encerramento da temporada 2024 do Festival Atividades Gratuitas fica por conta do show da dupla Juan Parada & Vnuvem, às 20h, com canções autorais que exploram a espiritualidade e ancestralidade latino-americana, misturando elementos musicais diversos.