Início Esporte Técnico do Corinthians, Dorival faz alerta sobre estrangeiros no Brasil

Técnico do Corinthians, Dorival faz alerta sobre estrangeiros no Brasil


Da redação

Após a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Dorival Júnior defendeu publicamente a redução do número de jogadores estrangeiros no futebol brasileiro. Apesar do gol decisivo da partida ter sido marcado pelo argentino Rodrigo Garro, o treinador alertou para possíveis prejuízos ao desenvolvimento de atletas nacionais.

Dorival ressaltou que, atualmente, o regulamento da Série A permite até nove jogadores estrangeiros por partida. Em 2026, são 131 atletas de outras nacionalidades inscritos na competição. No próprio elenco do Corinthians, há seis estrangeiros: Pedro Milans (uruguaio), Fabricio Angileri (argentino), Rodrigo Garro (argentino), Memphis Depay (holandês), André Carrillo (peruano) e Zakaria Labyad (marroquino).

Na coletiva após o jogo, Dorival citou a Itália como exemplo do impacto negativo do excesso de estrangeiros no desenvolvimento local. “Nós estamos penalizando uma geração e, futuramente, pagaremos um preço muito alto. A Itália pagou preço altíssimo em duas Copas do Mundo, tendo dificuldade muito grande de classificação nesta terceira”, afirmou, ao lembrar que a seleção italiana não disputou as Copas de 2018 e 2022, e ainda busca vaga para a próxima edição.

Segundo o treinador, o aumento de estrangeiros diminui as oportunidades para jovens brasileiros, podendo prejudicar até a Seleção Brasileira no futuro. O debate sobre o equilíbrio entre mercado globalizado e valorização dos atletas formados no país volta a ganhar força após as declarações de Dorival.

Com a vitória no Brasileirão, o Corinthians volta suas atenções ao Campeonato Paulista. A equipe enfrentará a Portuguesa nas quartas de final, em jogo único, no estádio do Canindé, domingo, às 20h30. O posicionamento de Dorival promete seguir repercutindo no futebol nacional nos próximos dias.