Tecnologia dobra eficácia de missões das forças policiais

Deputado Hermeto contribui criando Leis que facilitam o trabalho das forças policias por meio de inteligência artificial e instrumentos tecnológicos

O uso da tecnologia vem se tornando cada vez mais indispensável no cotidiano moderno, essa inteligência artificial também vem avançando dentro dos serviços prestados pela segurança pública do Governo do Distrito Federal. Pensando na importância do avanço destas tecnologias o deputado distrital Hermeto (MDB) desempenha um papel fundamental na criação de Leis que fortalecem essa aliança entre tropa e instrumentos tecnológicos.

Uma das principais ações foi a criação da Lei que instituiu o compartilhamento do banco de dados entre as forças de segurança. O parlamentar acredita que a comunicação integrada entre as forças de segurança da cidade trará enorme vantagem para a Segurança Pública do Distrito Federal.

“TENDO ACESSO AOS DADOS DE TODOS OS ÓRGÃOS, AS CORPORAÇÕES NÃO TRABALHARÃO ÀS CEGAS COMO TRABALHAVAM. A POLÍCIA MILITAR POR EXEMPLO TERÁ ACESSO A FORAGIDOS E CARROS INTERCEPTADOS POR EXEMPLO, AUMENTANDO AS CHANCES DE RECUPERAÇÃO DE VEÍCULOS E CAPTURA DE CRIMINOSOS. ” AFIRMOU HERMETO.

Sancionada em março de 2020, a Lei foi suspensa liminarmente por ser considera inconstitucional, uma vez que compete privativamente ao Chefe do Executivo a iniciativa das leis que disponham sobre as atribuições das Secretarias de Estado do Distrito Federal, órgãos e entidades da administração pública. Diste disto Hermeto se colocou à disposição do GDF para realizar uma ação conjunta visando a melhora dos trabalhos das forças de segurança.

Outra ação muito importante voltada à tecnologia das forças policias é a criação da Lei nº 6.390/2019, que institui o Programa Cidade Segura (PCS), que auxiliará as ações de segurança pública e defesa social em todo o Distrito Federal, por meio do monitoramento por câmeras de vídeo. Atualmente a capital federal conta com aproximadamente mil câmeras fixas ou móveis em várias regiões administrativas.

Hermeto garantiu através de destinação de emenda parlamentar a instalação destas câmeras em todo o Núcleo Bandeirante e Candangolândia, posicionando os equipamentos próximo aos comércios e em todas as saídas destas regiões administrativas. E a comunidade já vem sentindo a diferença, Antônio Soares tem comércio de bebidas há 20 anos em umas das principais avenidas do Núcleo Bandeirante e relata se sentir mais seguro:

“ESSAS CÂMERAS SERVEM PARA AJUDAR A CAPTURAR OS DELINQUENTES QUE ASSALTAM NOSSOS COMÉRCIOS, MAS TAMBÉM AJUDAM A INIBIR. AO VISUALIZAR AS CÂMERAS POSICIONADAS PARA CÁ POSSÍVEIS BANDIDOS PREFEREM NÃO EXECUTAR A AÇÃO. EU ESTOU MUITO SATISFEITO. ” AFIRMOU ANTÔNIO.

Outras duas Leis que contribuem para a modernização dos sistemas de segurança são a Lei n°6.712/2020 que dispõe sobre o uso de tecnologia de reconhecimento facial – TRF na Segurança Pública e a Lei n° 6.788/2021 que dispõe sobre a publicização de informações sobre fugitivos e foragidos.

De acordo com as forças de segurança pública, a aplicação da tecnologia em serviços antes 100% analógicos pode representar uma eficácia de 50% no tempo em missões de resgate e um aumento na mesma proporção de autuações em fiscalizações, por exemplo.

Fonte: Site do Deputado Hermeto

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui