Tecnologia inovadora no Brasil ajudará a melhorar a qualidade do ensino no Distrito Federal

Plataforma desenvolvida pela RBCIP, em parceria com a Secretaria de Educação e a FAP- DF, já foi testada por mais de 10 mil profissionais

O Distrito Federal deu um passo significativo em direção à melhoria contínua da qualidade da educação básica na rede pública de ensino, com a publicação do Decreto 46.032/2024 que institui o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SipaeDF), nessa quinta (18).

Desde 2022, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) trabalha na implantação do SipaeDF. Para garantir o sucesso dessa iniciativa, a SEEDF firmou uma parceria estratégica com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).

Nesse trabalho em conjunto foi desenvolvida uma plataforma para apoiar a secretaria na coleta de dados valiosos sobre as condições educacionais para a formulação de políticas de educação mais eficazes. Para isso, a solução tecnológica desenvolvida pela RBCIP permite à SEEDF obter dados e informações rapidamente para a tomada de decisões.

A Avaliação Institucional, como parte desse esforço, é um processo sistemático e contínuo que busca avaliar o desempenho das instituições educacionais em relação aos seus objetivos, metas e qualidade geral.

A avaliação tem um escopo abrangente, cobrindo não apenas o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também os ambientes de aprendizagem e as condições de trabalho dos servidores, identificando pontos fortes e fracos.

Os resultados desta avaliação são fundamentais para a formulação de políticas públicas educacionais direcionadas e eficazes, assim como para o desenvolvimento de planos, programas e projetos específicos.

Em 2023, a plataforma sipaedf.org realizou sua primeira aplicação, com uma participação significativa de quase 8.000 servidores da rede pública. Este ano, a adesão aumentou, com mais de 10.000 profissionais envolvidos na avaliação.

Os resultados preliminares demonstram a eficácia e o sucesso da inovação, que atualmente está em fase final de testes. A tecnologia empregada não apenas garante a segurança e o sigilo dos dados, conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas também proporciona avaliações de contexto educacional de baixo custo e alta qualidade.

“A plataforma desenvolvida é a única do Brasil capaz de captar e disponibilizar informações em tempo real sobre o contexto educacional para facilitar a tomada de decisões sobre ajustes rápidos que proporcionem a melhoria contínua da qualidade de ensino no Distrito Federal”, explicou Arthur Mesquita, diretor da RBCIP.

Com a tecnologia em fase final de testes, a SEEDF se prepara para apresentar o sistema aos estudantes e a toda comunidade escolar. Este avanço permitirá uma análise mais detalhada e abrangente do desempenho educacional, contribuindo para um ensino de excelência.

A inovação tecnológica e a colaboração entre a RBCIP, FAPDF e SEEDF foram cruciais para o desenvolvimento desta plataforma inovadora. A tecnologia de ponta utilizada garante não apenas a segurança e integridade dos dados, mas também a descentralização e a acessibilidade para todas as instituições educacionais do Distrito Federal.

A publicação do Decreto Nº 46.032 e o desenvolvimento da Plataforma SipaeDF marcam um novo capítulo na educação do Distrito Federal, porque estas iniciativas demonstram o compromisso do governo com a qualidade do ensino, utilizando tecnologia avançada para criar um sistema de avaliação robusto, eficiente e inclusivo.

O futuro da educação no Distrito Federal promete ser ainda mais promissor, com ferramentas modernas que facilitem a tomada de decisões e promovem uma educação de alta qualidade para todos.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui