Da redação do Conectado ao Poder
A iniciativa visa aprimorar o atendimento no SUS, com diagnósticos mais rápidos e eficientes.

O Distrito Federal dará um novo passo significativo na telemedicina com a doação de 38 computadores pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). O evento ocorreu esta semana e visa melhorar o atendimento dos milhares de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Segundo Lillian Campos, gerente de Comando Estratégico da Diretoria de Atenção à Saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), “esses equipamentos permitirão ampliar a comunicação entre especialistas e médicos das nossas unidades”, resultando em diagnósticos mais rápidos e decisões clínicas mais seguras.
A nova tecnologia será utilizada nas frentes de teleconsulta e teleinterconsulta, fomentando um aumento na qualidade do atendimento em toda a rede pública. Rafael Vitorino, secretário da Secti-DF, destacou que a colaboração “une tecnologia e saúde”, proporcionando um cuidado mais eficiente à população.
Durante a entrega, Maria Célia Leão Neto, mãe da vice-governadora Celina Leão, enfatizou a importância da doação: “Esse gesto aproxima o atendimento da população e fortalece a saúde pública”. Cléber Monteiro, presidente do IgesDF, também reiterou a importância do foco no paciente e a necessidade de otimizar o fluxo nos atendimentos especializados.
A telemedicina no DF já é aplicada em duas modalidades: a teleinterconsulta, que conecta médicos especialistas e generalistas, e a teleconsulta, que oferece atendimento remoto a pacientes com queixas agudas de menor gravidade. Desde sua implantação, a teleconsulta registrou 9.618 atendimentos, mostrando como a tecnologia é capaz de aprimorar a jornada dos usuários do SUS.
Além disso, a doação dos computadores faz parte do Projeto Reciclotech, que visa promover a inclusão digital e a sustentabilidade por meio do reaproveitamento de equipamentos eletrônicos. O secretário Vitorino lembrou que a inovação pode transformar a vida das pessoas, ligando a tecnologia a políticas públicas eficazes.





