Terceira via não terá espaço nas eleições de 2026, analisa Leonel Radde


Da redação

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia, nesta terça-feira (27), o deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) afirmou que as eleições presidenciais de 2026 devem repetir a polarização entre lulismo e bolsonarismo, sem espaço para uma terceira via. “Essa eleição de 2026 é extremamente polarizada. Não há terceira via. Quem sair desse roteiro não vai conseguir fazer voto”, afirmou o parlamentar.

Radde destacou que pesquisas eleitorais recentes já apontam dificuldade de nomes da direita em se consolidarem fora do bolsonarismo. Segundo ele, o presidente Lula (PT) lidera os levantamentos, enquanto candidatos como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não conseguem ampliar o eleitorado além das próprias bases.

O deputado avaliou que Tarcísio, apesar de ser visto como um possível nome moderado da direita, não consegue unir diferentes setores e perde até para Flávio Bolsonaro em intenções de voto. “Sempre se vendeu a ideia de que o Tarcísio seria uma terceira via moderada, mas essa pesquisa foi avassaladora em relação a ele, colocando-o como quase irrelevante para a direita”, analisou Radde.

Ele ressaltou que o desempenho de Flávio Bolsonaro, mesmo enquanto figura desgastada, demonstra que a extrema direita segue ancorada no bolsonarismo. No entanto, Radde não acredita que Flávio seja o nome principal da disputa, devido ao acúmulo de controvérsias.

Diante dessa conjuntura, Radde considera mais estratégica a reeleição de Tarcísio ao governo paulista, onde é favorito, do que uma candidatura presidencial. Para ele, a eleição presidencial deve se consolidar como um confronto direto entre lulismo e bolsonarismo.