Início Mundo Terremoto de magnitude 7,4 deixa ao menos 20 mortos no oeste da...

Terremoto de magnitude 7,4 deixa ao menos 20 mortos no oeste da Colômbia


Da redação

Pelo menos 20 pessoas morreram em um terremoto que atingiu o oeste da Colômbia, derrubou prédios e deixou moradores soterrados, segundo autoridades. Em Pereira, 18 mortes foram confirmadas pelo prefeito Mauricio Salazar, enquanto em Manizales foram registradas duas vítimas fatais, de acordo com o prefeito Jorge Eduardo Rojas.

O prefeito de Cali, Alejandro Eder, relatou o desabamento de ao menos 20 estruturas e informou o envio de pedidos de reforço para socorristas de Bogotá e Medellín. Após feridos e danos significativos em Quibdó, a governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba, alertou para possíveis réplicas do tremor.

O epicentro foi identificado próximo a San José del Palmar, em Chocó, região costeira pouco habitada no Pacífico colombiano. Em Risaralda, o governador Juan Diego Patiño afirmou que Pereira registrou danos graves em edifícios. Testemunhas no estado venezuelano de Táchira e em Barquisimeto, na Venezuela, relataram sentir o abalo sísmico.

A autoridade de aviação civil suspendeu voos nos aeroportos de Pereira, Manizales, Quibdó, Armenia, Cartago e Buenaventura para inspeção de estruturas. Segundo a agência nacional de gestão de desastres, foram recebidos relatos de nove departamentos e todas as 32 capitais departamentais afetadas. O serviço geológico colombiano revisou a magnitude para 7,4, a uma profundidade de 96 quilômetros, enquanto o sistema de alerta dos Estados Unidos informou não haver risco de tsunami.