TRE-DF e GDF alinham ações integradas para as Eleições 2026


Da redação

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou, nesta quarta-feira (28/1), a primeira reunião estratégica com representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) para organizar e alinhar ações de segurança das Eleições 2026. O objetivo foi apresentar o calendário eleitoral, definir necessidades de apoio do GDF e indicar representantes com poder de decisão nas secretarias envolvidas.

Estiveram presentes o presidente da Corte, Desembargador Jair Soares; o vice-presidente, Desembargador Sergio Rocha; o chefe de gabinete, a diretora-geral e membros das áreas de planejamento do TRE-DF. O secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, recebeu a comitiva. Secretários das áreas de Segurança Pública, Educação, Economia, entre outras, participaram pela administração distrital.

A reunião foi dividida em dois momentos: apresentação dos eventos críticos do processo eleitoral com detalhamento de demandas logísticas, operacionais, de comunicação, e segurança, seguida por negociações de parcerias e definições de responsabilidades entre os órgãos do GDF. Entre os temas centrais, o fechamento do cadastro eleitoral, em 6 de maio de 2026, quando deverá haver atendimento intensificado no CAE-Brasília, cartórios eleitorais e no posto Na Hora da Rodoviária.

Foram solicitados maior número de servidores temporários, ampliação do atendimento, reforço de divulgação, integração das ações de mobilidade e segurança pública, além da preparação para as cerimônias de carga e lacração das urnas eletrônicas em setembro. A distribuição de urnas aos 623 locais de votação será feita nas sextas-feiras anteriores aos dois turnos, com montagem aos sábados, exigindo apoio de segurança, trânsito e adequação das escolas.

Também foi debatida a garantia do voto de presos provisórios e adolescentes em unidades de internação, bem como transporte de eleitores rurais e pessoas com mobilidade reduzida nos dias de votação. A cerimônia de diplomação dos eleitos está prevista para 19 de dezembro de 2026, demandando planejamento em comunicação, segurança e mobilidade.