Trégua entre Israel e Hamas é prorrogada por mais 2 dias

O governo do Catar anunciou na tarde desta segunda-feira (27) que foi alcançado um acordo para estender a trégua entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas em Gaza por mais dois dias.

A informação foi confirmada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al Ansari, em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).

“O Estado do Catar anuncia, como parte da mediação em curso, que foi alcançado um acordo para prolongar a trégua humanitária por mais dois dias na Faixa de Gaza”, escreveu ele.

O Catar, um dos mediadores ao lado de Egito e Estados Unidos, tem mantido conversas com Hamas e Israel para resolver as divergências a respeito das listas e evitar atrasos.

O grupo fundamentalista islâmico também confirmou a informação, enfatizando que o Catar e o Egito negociaram um tratado para prolongar a trégua humanitária temporária por mais dois dias, com as mesmas condições da trégua anterior.

A paralisação, oficializada na última sexta-feira (24), entrou no seu quarto dia nesta segunda e prevê a libertação de reféns tanto pelo Hamas quanto por Israel, enquanto ambas as partes respeitam o acordo de cessar-fogo.

Mais cedo, o governo do Egito já havia adiantado que a negociação para prorrogar a trégua nos ataques de Israel à Faixa de Gaza estava em “estágio avançado”. 

Além disso, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse que “seria positivo estender a trégua” entre Israel e o grupo fundamentalista Hamas “para levar mais ajuda aos civis” de Gaza.

Fonte: Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui