Da redação do Conectado ao Poder
Presidente norte-americano diz que indústria cinematográfica do país está sendo “roubada por outros países” e ataca governador da Califórnia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (29) que pretende impor uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora do país. Em publicação na rede Truth Social, ele acusou outras nações de estarem “roubando” a indústria cinematográfica americana e comparou a situação a “tomar doce de criança”.
Na mesma mensagem, Trump criticou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, a quem chamou de “fraco e incompetente”. Segundo o presidente, Hollywood tem sido prejudicada pelas produções internacionais, e o estado, por abrigar o maior polo do setor, seria diretamente afetado pela falta de barreiras comerciais.
Trump também anunciou que pretende aplicar tarifas pesadas contra países que não fabricam seus móveis nos Estados Unidos. A medida, segundo ele, seria uma forma de estimular a indústria moveleira da Carolina do Norte, que estaria perdendo espaço para produtos estrangeiros, especialmente da China.
Ainda nesta segunda-feira, o presidente deve se encontrar com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A expectativa é que os dois discutam um possível plano de cessar-fogo para o conflito em andamento na Faixa de Gaza.










