Donald Trump, revelou na última quinta-feira (03), o “gold card”, um novo visto de residência permanente que será oferecido por US$ 5 milhões. O anúncio ocorreu a bordo do Air Force One, enquanto o presidente dos Estados Unidos se dirigia a Miami. Segundo o presidente, o cartão estará disponível ao público em até duas semanas e se destina a atrair investidores de alto nível para o país.
O “gold card” é uma versão premium do tradicional “green card” e busca substituir o programa de visto EB-5, que exige um investimento mínimo de US$ 800 mil e a criação de pelo menos dez empregos nos EUA. Trump afirmou que esta iniciativa visa estimular a economia americana e reduzir o déficit nacional.
O cartão apresenta a imagem do próprio presidente e elementos de design inspirados na moeda americana. Trump declarou que será o primeiro comprador do “gold card”. O secretário de Comércio, Howard Lutnick, mencionou que mais de 1.000 cartões já foram vendidos e estimou que cerca de 37 milhões de pessoas em todo o mundo poderiam adquiri-lo.