Início Mundo Trump exalta EUA, critica comunismo e menciona guerra do Irã em discurso...

Trump exalta EUA, critica comunismo e menciona guerra do Irã em discurso de 250 anos


Da redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encerrou as celebrações do 250º aniversário da independência americana com um discurso em Washington, após um dia marcado por altas temperaturas e ameaças de tempestade. Trump destacou o excepcionalismo do país e afirmou: “Esta é a terra da liberdade. Vida longa à causa da independência”.

Na fala, Trump exaltou a história nacional e criticou com frequência o comunismo, mencionando-o como um “câncer” que “tem que arrancar pela raiz”. O presidente declarou que a bandeira americana já derrotou a foice e martelo do comunismo e que o faria novamente, se necessário.

Trump reiterou temas de sua plataforma política, como a proibição do voto por correio, enquanto seu partido enfrenta eleições legislativas na metade do mandato. O presidente homenageou veteranos de guerra e astronautas, além de comentar sobre a guerra contra o Irã, afirmando que “os Estados Unidos afundaram toda a marinha iraniana”.

Após o discurso, ocorreram os tradicionais fogos de artifício, com o objetivo de lançar mais de 800 mil explosivos nos céus da capital. As comemorações haviam sido interrompidas devido ao clima: o desfile foi cancelado por calor extremo, a abertura dos portões foi postergada e o público precisou deixar o local até a reabertura à noite, quando o evento voltou a lotar.