Início Mundo Trump prevê acordo com Irã, mas faz ameaça: ‘Do contrário, será traumático’

Trump prevê acordo com Irã, mas faz ameaça: ‘Do contrário, será traumático’

- Publicidade -


Da redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (12) que é necessário fechar um acordo com o Irã e que as negociações podem avançar já no próximo mês. “Temos que chegar a um acordo, caso contrário, será muito traumático, muito traumático”, disse Trump a jornalistas. A relação entre os dois países se agravou recentemente devido ao programa nuclear iraniano e à repressão contra manifestantes no Irã.

Na semana passada, após uma rodada inicial de negociações em Omã, ambos os governos manifestaram interesse em manter o diálogo. No entanto, o Irã não abre mão do direito de enriquecer urânio para fins civis e rejeita abandonar esse programa, mesmo sob ameaça de guerra.

Os Estados Unidos exigem que qualquer pacto inclua limites ao programa balístico iraniano e o fim do apoio a grupos hostis a Israel. Nas últimas semanas, Trump elevou o tom das ameaças militares, inicialmente em resposta à repressão aos protestos ocorridos em janeiro, e depois para pressionar Teerã nas negociações.

O conflito se agravou após os bombardeios americanos durante a guerra de 12 dias desencadeada em junho, após um ataque israelense ao Irã. Trump declarou que tais ataques “aniquilaram” as capacidades nucleares do país, mas o real tamanho dos danos permanece incerto.

Segundo a Human Rights Activists News Agency, ONG sediada nos EUA, a repressão aos protestos no Irã deixou 6.961 mortos, a maioria manifestantes, e resultou em mais de 51 mil detenções. O Irã alertou que, em caso de novo ataque, pode atingir bases americanas na região e bloquear o estreito de Ormuz, fundamental para o abastecimento energético global.