Da redação
Mais de 158 milhões de eleitoras e eleitores devem participar da escolha para presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, duas vagas para senador, deputados federais e deputados estaduais ou distritais, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral. O pleito será realizado em todo o país.
O Tribunal definiu que partidos e federações podem realizar convenções para escolher candidatas e candidatos e formalizar coligações até 5 de agosto. Também já está aberto o prazo para solicitar voto em trânsito, que se encerra em 20 de agosto. A propaganda eleitoral será permitida a partir de 16 de agosto.
O calendário estabelece, ainda, datas para registros, divulgação de pesquisas e prestação de contas. Em 15 de agosto, termina o prazo para registro de candidaturas. O horário eleitoral gratuito em rádio e TV começa em 28 de agosto e vai até 1º de outubro, sendo permitido impulsionamento pago de conteúdo na internet até 1º de outubro.
Conforme o cronograma, o primeiro turno de votação ocorrerá em 4 de outubro, das 8h às 17h. O eventual segundo turno está previsto para 25 de outubro. Já a diplomação das pessoas eleitas será realizada em 18 de dezembro, enquanto a reabertura do cadastro eleitoral para novos pedidos se dará em novembro.





